A fim de garantir que as resistências exigidas em projeto
sejam atingidas nas estacas tipo hélice contínua, são necessários os controles
tecnológicos adequados.
A seguir serão comentados quais são esses controles mais
detalhadamente.
CONTROLE DE MATERIAIS
A - Concreto
Os controles que devemos ter com o concreto quando
estamos executando estacas do tipo hélice contínua são:
I) SLUMP-TEST: Segundo a NBR NM 67(3),
este deve ser feito de cada caminhão betoneira que chegar à obra, imediatamente
antes do lançamento; o material deve ser liberado para lançamento desde que o
abatimento esteja compreendido dentro da variação especificada na dosagem do
concreto no projeto.
Slump-test sendo executado. O número de slump
é obtido pela distância em centímetros entre a barra lisa apoiada sobre a
forma do teste até o cone de concreto abatido.
II) MOLDAGEM DE CORPOS DE PROVA: Conforme diz a
NBR5738(4), devem ser moldados 4(quatro) corpos de prova de cada caminhão
betoneira de concreto; É muito importante que este ensaio seja feito, e que o
mapeamento de onde este concreto foi usado seja bem meticuloso para que
problemas futuros com traços mal feitos sejam mais facilmente resolvidos.
III) ENSAIO DE RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO: Segundo a
NBR5739(5) este ensaio deve ser executado aos 7 e 28 dias de cura (No caso dos
4 corpos de prova moldados, duas unidades rompidas a 7 dias e duas a 28 dias).
Quanto à moldagem dos corpos-de-prova, para a
determinação da resistência à compressão simples, cada amostra é constituída
por dois corpos-de-prova moldados na mesma amassada, no mesmo ato, para cada
idade de rompimento. Os corpos-de-prova devem estar correlaciona dos com as
estacas e o caminhão betoneira.
Toma-se a resistência da amostra, na idade de rompimento,
o maior dos dois valores obtidos no ensaio de resistência à compressão simples.
B - Aço
O aço já um material que não exige grandes necessidades
de controle já que sua produção é mais industrializada que a do concreto,
evitando assim a falha humana.
Os maiores cuidados com as armaduras devem ser:
- Atenção para que os projetos sejam rigorosamente
seguidos.
- Cuidado para que a armadura dentro da estaca na altura
especificada em projeto. Ficar atento a cota de arrasamento.
CONTROLE DE EXECUÇÃO DAS ESTACAS
Os boletins para efeito de controle e execução das
estacas hélice deveram conter as seguintes informações:
I) Número, localização da estaca e data de
execução;
II) Dimensões da estaca;
III) Cota do terreno no local da execução;
IV) Nível d’água;
V) Características dos equipamentos de execução;
VI) Duração de qualquer interrupção na execução e hora em
que ela ocorreu;
VII) Cota final da ponta da estaca;
VIII) Cota da cabeça da estaca, antes do arrasamento;
IX) Comprimento do pedaço cortado da estaca, após o
arrasamento na cota de projeto;
X) Desaprumo e desvio de locação;
XI) Anormalidade de execução;
XII) Comprimento real da estaca, abaixo do arrasamento.
A emissão do boletim de execução de cada estaca, contendo
datas, volumes parciais, pressão, profundidades e outros que se deve encontrar
na memória do computador acoplado ao trado mecânico.
Computador acoplado na cabine da perfuratriz
e fornece uma série de informações.
O controle do volume teórico e do volume real aplicado em
cada estaca para em caso de pane no sistema da memória do computador, haver
possibilidade de avaliar a estaca hélice executada.
Computador de outro modelo de perfuratriz.
Ao final da obra deve ser emitido relatório com todos os
dados e observações processadas, estaca por estaca.
Caso existam dúvidas sobre uma estaca, a fiscalização
poderá exigir a comprovação de seu comportamento. Se essa comprovação não for
julgada suficiente e, dependendo da natureza da dúvida, a estaca deve ser
substituída, ou após seu comportamento comprovado por prova de carga. Outra solução
seria o reforço do bloco com a execução de novas estacas.
Falha de concretagem na estaca hélice.
No final da obra deve ser emitido relatório com todos os
dados e observações processadas, estaca por estaca.
Em caso de dúvidas sobre uma estaca, a fiscalização
poderá exigir a comprovação de seu comportamento. Se essa comprovação não for
julgada suficiente e, dependendo da natureza da dúvida, a estaca deve ser
substituída, ou após seu comportamento comprovado por prova de carga.
Quando a obra possui um grande número de estacas, devem
ser feitas provas de carga estática em, no mínimo, 1% das estacas. As provas de
carga devem ter início juntamente com o início da execução das primeiras
estacas de forma a permitir as providências cabíveis em tempo hábil.
Deve ser constante a comparação dos comprimentos
encontrados na obra com os previstos em projeto.
CRITÉRIOS PARA ACEITAÇÃO DAS ESTACAS
Para que estaca seja aceita é necessário que:
I) Sua excentricidade, em relação ao projeto, seja de até
10% do diâmetro do círculo que a inscreva;
II) Que o desaprumo seja de no máximo de 1% de
inclinação, levando em conta o comprimento total;
Caso hajam valores diferentes dos estabelecidos o projetista
deve ser informado para que ele possa fazer a verificação das novas
condições.
Existem variações de aceitação, dependendo do
projeto.
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