terça-feira, 21 de maio de 2013

Controle Tecnológico - Estacas Hélice Contínua



A fim de garantir que as resistências exigidas em projeto sejam atingidas nas estacas tipo hélice contínua, são necessários os controles tecnológicos adequados.

A seguir serão comentados quais são esses controles mais detalhadamente. 

CONTROLE DE MATERIAIS

A - Concreto

Os controles que devemos ter com o concreto quando estamos executando estacas do tipo hélice contínua são:

I) SLUMP-TEST: Segundo a  NBR NM 67(3), este deve ser feito de cada caminhão betoneira que chegar à obra, imediatamente antes do lançamento; o material deve ser liberado para lançamento desde que o abatimento esteja compreendido dentro da variação especificada na dosagem do concreto no projeto.

Slump-test sendo executado. O número de slump é obtido pela distância em centímetros entre a barra lisa apoiada sobre a forma do teste até o cone de concreto abatido.
 
II) MOLDAGEM DE CORPOS DE PROVA: Conforme diz a NBR5738(4), devem ser moldados 4(quatro) corpos de prova de cada caminhão betoneira de concreto; É muito importante que este ensaio seja feito, e que o mapeamento de onde este concreto foi usado seja bem meticuloso para que problemas futuros com traços mal feitos sejam mais facilmente resolvidos.

Corpos de prova moldados e identificados. 

III) ENSAIO DE RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO: Segundo a NBR5739(5) este ensaio deve ser executado aos 7 e 28 dias de cura (No caso dos 4 corpos de prova moldados, duas unidades rompidas a 7 dias e duas a 28 dias).

Quanto à moldagem dos corpos-de-prova, para a determinação da resistência à compressão simples, cada amostra é constituída por dois corpos-de-prova moldados na mesma amassada, no mesmo ato, para cada idade de rompimento. Os corpos-de-prova devem estar correlaciona dos com as estacas e o caminhão betoneira.

Toma-se a resistência da amostra, na idade de rompimento, o maior dos dois valores obtidos no ensaio de resistência à compressão simples.

Ensaio de compressão em corpo de prova em concreto.
B - Aço

O aço já um material que não exige grandes necessidades de controle já que sua produção é mais industrializada que a do concreto, evitando assim a falha humana. 

Os maiores cuidados com as armaduras devem ser:
- Atenção para que os projetos sejam rigorosamente seguidos.
- Cuidado para que a armadura dentro da estaca na altura especificada em projeto. Ficar atento a cota de arrasamento.

  

CONTROLE DE EXECUÇÃO DAS ESTACAS

Os boletins para efeito de controle e execução das estacas hélice deveram conter as seguintes informações:

 I) Número, localização da estaca e data de execução;
II) Dimensões da estaca;
III) Cota do terreno no local da execução;
IV) Nível d’água;
V) Características dos equipamentos de execução;
VI) Duração de qualquer interrupção na execução e hora em que ela ocorreu;
VII) Cota final da ponta da estaca;
VIII) Cota da cabeça da estaca, antes do arrasamento;
IX) Comprimento do pedaço cortado da estaca, após o arrasamento na cota de projeto;
X) Desaprumo e desvio de locação;
XI) Anormalidade de execução;
XII) Comprimento real da estaca, abaixo do arrasamento.

A emissão do boletim de execução de cada estaca, contendo datas, volumes parciais, pressão, profundidades e outros que se deve encontrar na memória do computador acoplado ao trado mecânico. 

Computador acoplado na cabine da perfuratriz e fornece uma série de informações.

O controle do volume teórico e do volume real aplicado em cada estaca para em caso de pane no sistema da memória do computador, haver possibilidade de avaliar a estaca hélice executada.

Computador de outro modelo de perfuratriz.

Ao final da obra deve ser emitido relatório com todos os dados e observações processadas, estaca por estaca.

Caso existam dúvidas sobre uma estaca, a fiscalização poderá exigir a comprovação de seu comportamento. Se essa comprovação não for julgada suficiente e, dependendo da natureza da dúvida, a estaca deve ser substituída, ou após seu comportamento comprovado por prova de carga. Outra solução seria o reforço do bloco com a execução de novas estacas. 

Falha de concretagem na estaca hélice.

No final da obra deve ser emitido relatório com todos os dados e observações processadas, estaca por estaca.

Em caso de dúvidas sobre uma estaca, a fiscalização poderá exigir a comprovação de seu comportamento. Se essa comprovação não for julgada suficiente e, dependendo da natureza da dúvida, a estaca deve ser substituída, ou após seu comportamento comprovado por prova de carga.

Quando a obra possui um grande número de estacas, devem ser feitas provas de carga estática em, no mínimo, 1% das estacas. As provas de carga devem ter início juntamente com o início da execução das primeiras estacas de forma a permitir as providências cabíveis em tempo hábil.

Deve ser constante a comparação dos comprimentos encontrados na obra com os previstos em projeto.

CRITÉRIOS PARA ACEITAÇÃO DAS ESTACAS

Para que estaca seja aceita é necessário que:
I) Sua excentricidade, em relação ao projeto, seja de até 10% do diâmetro do círculo que a inscreva;
II) Que o desaprumo seja de no máximo de 1% de inclinação, levando em conta o comprimento total;

Caso hajam valores diferentes dos estabelecidos o projetista deve ser informado para que ele possa fazer a verificação das novas condições.
Existem variações de aceitação, dependendo do projeto.  

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