quarta-feira, 22 de maio de 2013

Arrasamento de Estacas Hélice Contínua


Concluído todos os processos de perfuração, concretagem e inserção de armaduras nas estacas, ainda é necessário o arrasamento das cabeças das mesmas. 

Estas devem ser cortadas com ponteiros até que se atinja a cota de arrasamento prevista em projeto, não sendo admitida qualquer outra ferramenta para tal serviço. Lembrando que este ponteiro pode ser manual ou mecânico. 

Após a execução da estaca, a cabeça deve ser aparelhada para permitir a adequada ligação ao bloco de coroamento, ou às vigas. Para tanto, devem ser tomadas as seguintes medidas: 
I) O corte do concreto deve ser efetuado com ponteiros afiados, trabalhando horizontalmente com pequena inclinação para cima;
II) As camadas de corte do concreto devem ser de pequena espessura e devem  iniciar na borda e ir em direção do centro da estaca;
II) Cabeças das estacas devem ficar normais aos seus próprios eixos. 

Geralmente as estacas penetram no bloco de coroamento em pelo menos 10 cm, salvo especificação de projeto. Sua cota deve ser levada muito a sério, pois qualquer alteração na mesma mudará a biela e afetará todo cálculo estrutural desenvolvido.  

Deve-se ter certeza que as seções transversais são as indicadas no projeto e às especificações dos materiais também. O dimensionamento das estacas deve ser efetuado em atendimento às normas NBR 6122(1) e NBR 6118(2).



Nenhum comentário:

Postar um comentário